Treinamento para colaboradores: como utilizar uma plataforma EAD corporativa?

Assim como em instituições de ensino, o EAD tem sido utilizado nas gestões de RH em empresas como treinamento EAD corporativo. Ao usar essa tecnologia, por exemplo, é possível melhorar o conhecimento dos colaboradores em diversas áreas, como por exemplo:

  • Processos de trabalho;
  • Manuseio de máquinas;
  • Aprendizado de novas ferramentas e soluções tecnológicas;
  • Estratégias de liderança;
  • Desenvolvimento de competências específicas da área.

Com esses pontos, os colaboradores se sentem mais motivados, já que a empresa está mostrando interesse no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, o treinamento EAD corporativo pode intensificar, também, a parte de atrair e reter talentos, montar equipes ricas em conhecimento técnico, aumentar a produtividade e estimular novas competências.

São inúmeras as vantagens e os benefícios que uma plataforma EAD corporativa pode trazer à gestão da sua empresa e a área de RH. Quer saber mais? Então, continue lendo esse texto!

Plataforma EAD corporativa: quais as vantagens para o treinamento de colaboradores?

Explicamos resumidamente acima os benefícios que uma plataforma EAD corporativa pode trazer para a gestão da sua empresa. Então agora, vamos destrinchar o tema para você ver como ela pode ser vantajosa para o seu negócio:

Tempo otimizado

Ao contrário de cursos e treinamentos presenciais, o EAD não depende de um espaço e horário fixo: com uma plataforma EAD, também, em vez de parar a produção para participar do treinamento, os colaboradores podem acessar e gerenciar os conteúdos quando tiverem tempo disponível e interesse no aprendizado. 

Redução de custos e aumento da produtividade

Dispensar um ambiente físico e horário fixo ajuda a reduzir os gastos com locação e deslocamento dos colaboradores até o espaço de treinamento, além de não precisar parar a produção ou ter que organizar o horário de todos (incluindo o do instrutor) para participarem da atividade. Portanto, todas essas questões geram custos, que ao contratar uma plataforma de EAD corporativo, são reduzidos. 

Formatos diversos disponível na plataforma EAD

O ambiente digital oferecido pela plataforma EAD permite usar conteúdos dos mais diversos formatos, como por exemplo: vídeo; áudio; texto; infográfico; fórum; chat; microlearning e gamificação. São inúmeras variedades que ajudam e motivam o colaborador a assimilar melhor o conteúdo. Assim é possível aumentar a efetividade das ações de educação corporativa, atingindo os colaboradores com dificuldades de aprendizado quando se usa apenas um meio.

Aumento de engajamento no treinamento para colaboradores

A diversidade de formatos ajuda a tornar um treinamento ou curso online menos engessado e mais otimizado. Então, com isso, aumenta-se o engajamento dos colaboradores no que for estipulado de atividade, por exemplo.

Acompanhar o progresso e os resultados dos colaboradores

Não basta apenas contar com uma empresa experiente, que ofereça uma plataforma de treinamento a distância transparente e com conteúdos consistentes. Portanto, é importante que a empresa que conta como uma solução EAD corporativo para treinamento dos seus colaboradores, acompanhe o desempenho do programa escolhido.

Então, como não há representantes presentes para avaliar e observar os participantes, é possível contar dados de rastreamento e indicadores de desempenho de uma plataforma EAD corporativa para avaliar como está o aproveitamento do curso oferecido.

Como funciona uma plataforma de treinamento EAD?

Há vários formatos para utilizar plataforma de treinamentos EAD em uma corporação. Antes de pensar nisso, o primeiro passo é estabelecer o conteúdo que será passado aos colaboradores.

Então, o gestor de RH pode produzir os materiais internamente, levando em consideração às necessidades particulares, ou então fazer uma parceria com empresas especializadas em educação corporativa no EAD.

Fora o conteúdo, é importante, também, pensar no formato do EAD. Portanto, existem duas opções: soluções 100% digitais nas ações educativas ou então investir no modelo de ensino híbrido – que usa tanto a metodologia virtual quanto a presencial.

Além disso, é possível também elaborar estratégias como o mobile learning, o que torna  essa metodologia ainda mais acessível para o colaborador. E, ainda, uma metodologia como o microlearning pode trazer mais resultados ao disponibilizar os materiais em formato reduzido, como vídeos mais curtos.

O pacote Toolzz para Empresas, por exemplo, oferece apps e plataformas integradas, que podem ser customizadas para que sua empresa proporcione o que há de melhor em treinamento corporativo online. 

O Toolzz é um suíte de soluções educacionais como AVA, LMS e APPs que oferecem experiências de aprendizado inovadoras por meio de diversos recursos, como gamificação, vídeo, podcasts, sala de aula ao vivo e microlearning, promovendo a otimização do processo de ensino-aprendizagem, por exemplo.

Combinar uma plataforma EAD no treinamento para colaboradores é uma boa ideia para melhorar os resultados das ações de educação corporativa, tornando essas atividades mais engajadoras. Então, fale com a gente e descubra como usar essas estratégias a favor do seu negócio

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

Translate