O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

De acordo com o Inep, em 10 anos houve um crescimento de 378,9% no número de novos alunos em cursos superiores EAD. À medida que a educação a distância se popularizou, as instituições notaram a necessidade de aplicar soluções digitais e de incorporarem tecnologias mais modernas, como o AVA, ou Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Com essa plataforma inteligente, os alunos têm acesso às aulas de forma online e contam com o auxílio de diversas ferramentas para dinamizar o processo de aprendizagem. 

No entanto, embora não seja totalmente novo, o conceito de AVA ainda pode gerar dúvidas. Mas, neste post, você vai entender um pouco mais sobre esse assunto!

O que é AVA?

Antes de mais nada, é preciso entender que o Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma online utilizada para fins educacionais. O AVA existe para simular uma sala de aula real no meio digital, sendo assim, é um sistema que permite que os professores compartilhem materiais e se comuniquem com seus alunos através da web. 

O AVA é um ambiente de aprendizagem composto por um conjunto de ferramentas destinadas a aprimorar a experiência de ensino. Com ele, os alunos conseguem, por exemplo, consumir conteúdos em formatos multimídia variados, por meio de aulas digitais, exercícios, provas online, e muito mais.

Projetado para atuar como um local para as atividades de aprendizagem dos alunos, o AVA possibilita o fornecimento de conteúdo e recursos necessários para ajudar a realizar as aulas.

AVA

Quais são os benefícios do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Agora que você já sabe o que é o AVA, vamos falar sobre as vantagens deste sistema:

Engajamento e protagonismo do aluno

O Ambiente Virtual de Aprendizagem conta com diversas funcionalidades interativas, como videoaulas, planos de estudo, atividades, reforço e avaliações. Consequentemente, esses recursos podem ajudar a manter o estudante mais motivado e deixar a aprendizagem menos engessada.

Além disso, graças ao dinamismo do AVA, os alunos podem desenvolver mais autonomia e responsabilidade, afinal, ser capaz de trabalhar em seu próprio ritmo é particularmente benéfico para os alunos.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem permite que o estudante personalize seu aprendizado, volte as aulas e revise seu trabalho, ou então, caso sinta confiança, poderá avançar para o próximo tópico e se preparar para as aulas seguintes.

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem personalizado

Com o Toolzz, o AVA pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada instituição. Isso significa que a plataforma é projetada para atender as demandas gerais ou de um curso em específico. Sendo assim, a personalização pode ser feita com a inclusão do logo da instituição e das cores de referência, além das nomenclaturas da escola, universidade, ou empresa. Tal personalização é feita a partir das inúmeras possibilidades que a plataforma oferece. 

Além disso, também é possível personalizar o aprendizado dos alunos com o aplicativo Toolzz Play. Projetado para a criação de trilhas de aprendizagem com recursos interativos, ele permite o uso de vídeo, áudio, podcast, texto, livro digital, SCORM, entre outros. 

Quer criar a sua própria plataforma educacional e saber mais sobre como o Toolzz pode ser o sistema de aprendizagem ideal para os seus alunos? Agende uma demo guiada

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

Translate