O que é e como aplicar a gamificação na educação?

Se engajar os alunos durante as aulas presenciais já era uma tarefa desafiadora, agora ela ficou um pouco maior no Ensino a Distância. Com a adaptação dos conteúdos para o ensino remoto, as instituições de ensino precisam buscar soluções tecnológicas para manter a qualidade do ensino. E uma das alternativas que mais se destacam neste momento é o uso da gamificação na educação.

O que é gamificação?

Do inglês “Gamification”, a gamificação utiliza a mecânica dos jogos para diversos contextos. Portanto, assim como nos games, a solução consiste em trazer elementos lúdicos para gerar mais engajamento, dinamicidade, dedicação e prazer para essas atividades.

E tudo isso acontece porque esses elementos oferecem para o contexto que a gamificação está sendo aplicada a sensação de conquista, evolução e conclusão.

Dito isso, podemos dizer que o principal objetivo da gamificação na educação é promover o aprendizado e a resolução de problemas.

Gamificação na educação

Existe uma grande vantagem de usar a gamificação na educação, com a finalidade de resgatar a atenção e o interesse dos alunos.

No mercado, já existem ferramentas que utilizam elementos da gamificação e que podem ajudar você a melhorar a experiência do seu aluno no EAD.

Dentre os principais benefícios da solução tecnológica, podemos destacar:

  • Aumento da interação social e maior envolvimento dos alunos com o conteúdo
  • Aulas mais dinâmicas;
  • Desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração;
  • Promoção do diálogo;
  • Alunos mais engajados, curiosos e motivados;
  • Maior absorção e retenção do conteúdo;
  • Estímulo ao protagonismo e na resolução de problemas;
  • Aprendizado ocorre de forma lúdica;
  • Melhora de resultados e desempenho;
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais.

Como incluir a gamificação na educação?

Como dito, jogos e competições no ensino estimulam os alunos a pensarem de forma diferente, com uma abordagem inovadora. Portanto, veja agora algumas formas de incluir a gamificação dentro da sala de aula:

1. Notas por meio de ludificação

Em vez de adotar o famoso sistema tradicional de avaliação, você pode avaliar os seus alunos, dando pontos a esses exercícios. Assim sendo, a nota final dos alunos será composta também pela pontuação acumulada durante o ano letivo.

Portanto, basta estabelecer um peso específico para as avaliações e a pontuação nos games. Uma dica extra é estabelecer um ranking de pontuação para cada nível e acompanhar como os seus alunos reagem a isso.

2. Lições de casa recreativas

Que tal se, ao invés de dar lições de casa cansativas e desestimulantes, você sugerisse aos alunos atividades como quiz interativo, complete a frase e correlação de imagens e palavras. Portanto, a metodologia, além de gerar motivação, também é uma ótima maneira de aumentar a retenção do conteúdo no EAD.

3.Utilize a mecânica dos jogos para atividades

Em várias instituições, o uso de jogos já é uma prática comum, só que, normalmente, os instrumentos usados são os jogos de tabuleiro pedagógicos ou dinâmicas de grupo.

Então, em resumo, a proposta da gamificação na educação é usar os recursos dos games para se aproximar dos alunos, ou seja, usar algo que faz parte das suas rotinas para potencializar a aprendizagem.

Para fazer isso nas aulas presenciais, basta ter acesso à internet e aos dispositivos móveis necessários e propor atividades com cards de quiz, forca, caça-palavras, texto, imagem e outras técnicas de gamificação de conteúdo.

 4 – Prepare Flashcards para melhorar a retenção do conteúdo

Aumente a retenção do seu conteúdo, utilizando flashcards – cartões virtuais com textos ou imagens para suscitar questão simples para o aluno. Trata-se de uma ferramenta que serve para exploração e memorização de conteúdo, bem como para avaliação e auto-avaliação.

Pronto para deixar a sua aula mais engajadora?

Você viu como a gamificação na educação é uma excelente estratégia para os professores que querem aumentar o engajamento dos alunos nas suas aulas.

Portanto, usar os jogos nos seus cursos pode te ajudar a se destacar no mercado e atrair mais alunos, já que as pessoas têm buscado cada vez mais inovação, tecnologia e praticidade na hora de aprender novos conhecimentos.

O uso de jogos é apenas uma das tecnologias educacionais que você pode usar para deixar as suas aulas mais interessantes. Portanto, existem várias outras estratégias para serem aplicadas.

Quer saber como você pode aplicar a gamificação em sala de aula? Então, faça um teste gratuito do Toolzz, um suíte de soluções educacionais que contempla AVA, LMS e APPs, cujo objetivo é proporcionar experiências de aprendizados inovadoras dentro da sala de aula com diversos recursos, como a gamificação, criação de conteúdo em vídeos e podcasts, sala de aula ao vivo e microlearning. Clique aqui.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

Translate