Plataforma Digital de Aprendizagem entenda o conceito

O modelo tradicional de educação está evoluindo e passando por diversas transformações para se adaptar às necessidades do mercado 4.0. Dessa forma, a Plataforma Digital de Aprendizagem, ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), como também é conhecida, vem se apresentando, há alguns anos, como uma solução moderna e tecnológica para atender as demandas de instituições de educação.

Contudo, devido ao início da pandemia em 2020, o processo de digitalização de escolas e universidades foi impulsionado pela necessidade de isolamento social. Isso acarretou um crescimento em massa do uso da ferramenta. Nesse sentido, foi necessário acelerar o tempo de maturidade do mercado. Professores e alunos precisaram, inesperadamente, se adaptar ao formato EAD, e instituições de ensino foram obrigadas a apostar no método para continuarem oferecendo os seus serviços.

Caso você esteja se perguntando o que é uma Plataforma Digital de Aprendizagem, não se preocupe, essa é uma dúvida comum! Continue nesse post e, finalmente, entenda o que é a PDA.  

O que é a Plataforma Digital de Aprendizagem (PDA)?

A Plataforma Digital de Aprendizagem é uma ferramenta que apresenta aos estudantes um ambiente virtual de estudos, com o objetivo de substituir ou complementar o ambiente físico. A experiência de aprendizagem, entretanto, pode ser bem diferente da tradicional. A PDA oferece diversas funcionalidades interativas que tornam o ensino digital mais produtivo e colaborativo.

Nela, os alunos têm acesso a aulas virtuais, atividades online, trilhas de aprendizagem e outras ferramentas que auxiliam o progresso educacional. Assim como os gestores e professores possuem recursos exclusivos para o desenvolvimento dos conteúdos e para o acompanhamento da evolução dos estudantes.

Devido ao crescimento desse formato de ensino, empresas no segmento de Edtech (Educação Tecnológica) tem buscado aprimorar as soluções digitais oferecidas. Esse fato vem causando um impacto positivo no mercado da educação e proporcionando novos tipos de experiência aos usuários da Plataforma Digital de Aprendizagem. Algumas técnicas, como microlearning e gamificação, por exemplo, são novos formatos de ensino oferecidos no espaço digital com o objetivo de engajar os alunos.

Plataforma digital de aprendizagem

Educação 4.0

A Plataforma Digital de Aprendizagem e as novas técnicas de ensino apresentadas estão inseridas no contexto da Educação 4.0. O conceito surgiu a partir da quarta revolução industrial, e engloba, principalmente, a evolução da tecnologia voltada ao setor da educação. Além do desenvolvimento de formatos de ensino inovadores que sustentam um processo de aprendizagem continuado.

Técnicas educacionais

Nesse sentido, um dos principais benefícios da Plataforma Digital de Aprendizagem é a variedade de formas de aprendizado apresentadas ao aluno, o que torna o ensino mais lúdico e dinâmico. Todavia, o uso de funcionalidades inovadoras não é a única vantagem de adotar o sistema.

Algumas plataformas como o Toolzz, por exemplo, contam com a inteligência artificial para enriquecer o processo de aprendizado. A partir das informações captadas pelo sistema, o Toolzz é capaz de entender as dificuldades pessoais de cada aluno e personalizar a experiência, sugerindo soluções para melhorar o desempenho acadêmico do estudante.

Ao passo que o mercado está se desenvolvendo, é possível perceber o quanto as instituições de ensino estão antenadas nas inovações tecnológicas e buscando as soluções mais atuais para atender as necessidades dos estudantes. Eventos como FNESP e BETT, patrocinados pelo Toolzz, reúnem representantes de escolas e universidades para discutir, anualmente, as mudanças sociais e tecnológicas na educação.

Implemente uma Plataforma Digital de Aprendizagem na sua instituição

Está em busca de uma boa Plataforma Digital de Aprendizagem para a sua escola, universidade, ou mesmo para o treinamento online dos colaboradores da sua empresa? Conheça os benefícios e funcionalidades do Toolzz. Aproveite o teste grátis de 7 dias e experimente todos os recursos da plataforma na prática.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

Translate