4.8. Adicione alunos a uma turma

Como vincular alunos em turmas?

Todo usuário do tipo Aluno, precisa ser membro de uma turma a fim de ter acesso a Componentes curriculares em seu catálogo. Desta forma separamos os alunos que consomem cursos livres, dos que possuem um cronograma de estudo composto de diversos componentes, como em Universidades por exemplo.

Na página de listagem de turmas, crie uma nova ou escolha entre as existentes e clique no card, isso irá abrir o Mural da turma. Para selecionar os alunos que serão membros, acesse a aba “Alunos”.

Aqui estão listados todos os alunos que já são membros e os botões para convidar novos alunos ou enviar uma lista para vinculação em massa através de documentos em formato CSV.

Clique em “Convidar alunos” e selecione na listagem de alunos da unidade, os que deverão ser vinculados na turma. Caso queira selecionar um aluno específico, existe o campo para busca manual, basta começar a digitar que a lista será filtrada automaticamente.

Ao clicar em enviar os alunos selecionados, os mesmos aparecerão na listagem abaixo. Ao lado de cada membro listado, há o botão “Remover aluno”. Para remover alunos da turma, click em “Remover tudo” e confirme a mensagem. Lembre-se que aluno sem turma não tem acesso a componentes curriculares.

Para vincular alunos através de arquivo CSV, use o botão “Importar (CSV)”. Na página usada para enviar o seu arquivo, há um modelo em formato de planilha, onde estão descritos todos os campos necessários.

Baixe o modelo e edite, ou crie seu próprio documento e salve em formato CSV. Em seguida use a mesma página para enviar seu arquivo, confirme os registros, confira os possíveis erros de edição e confirme. Sua lista de alunos está cadastrada e matriculados na Turma.

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