Como motivar alunos no EAD com 5 funcionalidades Toolzz

O EAD é uma modalidade de ensino que vem apresentando um grande crescimento no país. Não à toa, em 2019, somente em cursos superiores, as matrículas no ensino a distância superaram os cursos presenciais. No entanto, isso trouxe à tona diversas dúvidas sobre como motivar alunos no EAD.

Assim sendo, se você está em busca de opções para gerar melhora na dinâmica do aprendizado, confira neste artigo algumas dicas para aumentar a motivação dos alunos durante o curso EAD.

Motivar alunos no EAD: 5 exemplos de ações práticas no Toolzz

O aumento da procura pela modalidade EAD se deve a vários fatores. Inclusive, ao fato de que a educação a distância é responsável por propiciar condições de estudo para quem não tem tempo de comparecer presencialmente a um curso.

Contudo, uma estratégia deve ser montada pelo docente para motivar alunos no EAD. Caso contrário, a efetividade dos conteúdos pode não ser muito boa. Afinal, não é por acaso que o ensino tradicional é tão consagrado: a questão da presencialidade, por si só, torna o processo de ensino mais dinâmico.

Mas, para o EAD, não é tão simples assim. Sem uma sala de aula presencial, caso não sejam adotados métodos diferentes de ensino, o estudante pode se sentir desmotivado. Por isso, instituições de ensino procuram cada vez mais informações sobre como dinamizar as aulas online e melhorar a participação dos alunos. 

Confira a seguir alguns recursos do Toolzz que podem ajudar:

Gamificação

Métodos de gamificação são empregados em vários nichos profissionais para motivar funcionários. Também é uma opção para incentivar a criatividade, por facilitar o processo de aprendizado.

Para estudantes, isso não é diferente. Sendo assim, transforme sua aula em um “jogo” e ofereça testes, recompensas, rankings e outros elementos de gamificação.

Como consequência, você terá alunos mais engajados e motivados para adquirir novos conhecimentos e habilidades. E você também verá uma das melhores interações com o conteúdo que existem nessa ”nova” modalidade de ensino.

Recursos de vídeo no EAD

Você já imaginou como deve ser para o seu aluno assistir aula em frente a uma tela? Provavelmente não é uma das coisas mais divertidas do mundo, certo? Por isso, um curso online exige um dinamismo maior na forma de transmitir o conteúdo, e os recursos de vídeo são essenciais para que isso funcione.

Inserir vídeos que exemplificam ou complementam o conteúdo dado ajuda a fixá-lo na mente e estimula a interação. Com isso, os estudantes podem falar sobre o recurso audiovisual e comentar o ponto de vista deles. Além disso, os alunos ficam mais atentos com a funcionalidade.

Motivar alunos no EAD

Podcasts e audiobooks

Os podcasts e audiobooks, apesar de já existirem há algum tempo, tiveram um fortalecimento estrondoso durante a pandemia do Covid-19. Assim como os recursos de vídeo, os podcasts e audiobooks podem ser usados tanto para complementar quanto para exemplificar o conteúdo.

Incorpore ambos os recursos no EAD para dinamizar ainda mais o seu método de ensino e cativar a atenção dos alunos.

Mural da turma

Um espaço de interação é importante para manter a turma alinhada e para criar formas de convívio social, mesmo à distância. Devemos lembrar que cursos também são experiências sociais e, diferentemente de uma aula particular, precisam estimular as relações entre os estudantes.

Trilhas de aprendizagem EAD

As trilhas de aprendizagem são muito utilizadas no mercado de trabalho. Essa máxima é aplicada, especialmente, em estratégias de trainee para a melhor fixação de competências e habilidades exigidas para determinada função.

Utilizar um modelo de trilhas de aprendizagem para os seus alunos também pode ser uma opção interessante. Para isso, é fundamental que o conteúdo tenha relação com pontos chave do seu plano de curso. 

Misture as funcionalidades e motive os alunos no EAD

Ensinar é um ato social, mas motivar alunos no EAD nem sempre é fácil. É fundamental ter criatividade para contornar as dificuldades. Todas as funcionalidades citadas podem ser incorporadas em um programa de ensino para que a experiência do ensino a distância não seja tão cansativa. 

Aplique os recursos nas suas aulas e experimente. E o mais importante: pergunte aos seus alunos o que estão achando. Dessa forma, sim, é possível motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente das aulas.

Personalize a sua plataforma EAD com o Toolzz

Crie a sua própria plataforma EAD com o Toolzz e confira como as funcionalidades citadas podem ajudar a motivar os estudantes e enriquecer o plano de conteúdo dos professores. Agende uma demo guiada e descubra as vantagens exclusivas do Toolzz!

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

Translate