fbpx

Descubra os diferenciais das empresas que investem em treinamento corporativo

Tempo de Leitura: 5 minutos 

O investimento regular no treinamento e desenvolvimento de uma equipe colherá resultados em termos de aumentar o entusiasmo, aumentar o envolvimento da força de trabalho, aumentar sua reputação e até atrair os melhores talentos para a sua empresa. Saiba como o investimento em treinamento corporativo pode trazer os diferenciais necessários para o crescimento da organização. 

Henry Ford teria dito uma vez: “Só há uma coisa pior do que treinar colaboradores e eles partirem. É não os treinar e eles permanecerem”. Essa afirmação, independentemente de quem seja seu verdadeiro autor, nunca perderá sua relevância. Não há um gestor que não queira especialistas altamente qualificados em sua equipe. 

Infelizmente, boa parte desses mesmos gestores consideram o desenvolvimento profissional uma preocupação do funcionário, não da empresa.  

Se você acredita que contratar um funcionário experiente e treinado por outra pessoa é menos dispendioso do que treinar você mesmo, você está enganado. Esse funcionário nunca se sentirá leal e dedicado à sua empresa. É muito mais provável que eles saiam do que os funcionários nos quais você investiu tempo e dinheiro.  

Os funcionários são os ativos mais importantes da sua empresa. Seu treinamento e desenvolvimento profissional é algo em que você deve investir e muito. 

Os diferenciais de empresas que investem em treinamento e desenvolvimento de funcionários 

1. Uma vantagem competitiva sobre outras empresas 

A competição por talentos está crescendo. Oferecer um programa de capacitação de funcionários como parte de suas vantagens e benefícios é uma boa maneira de atrair candidatos para sua organização e não para seus concorrentes. 

2. Mais lealdade dos funcionários 

Quando uma empresa investe no treinamento e desenvolvimento dos funcionários, eles se sentem valorizados e apreciados. Isso os torna mais leais e, quanto mais leais são seus funcionários, maior a probabilidade de eles permanecerem e de indicar amigos e colegas qualificados para trabalhar na empresa. Além disso, funcionários leais são mais engajados e motivados e exigem menos supervisão. 

3. Diminuição do turnover 

De acordo com uma pesquisa da SHRM – Society for Human Resource Management, a substituição de funcionários pode custar a uma empresa entre seis e nove meses do salário do funcionário que partiu. Além das perdas financeiras diretas, uma alta taxa de rotatividade também afeta a posição de mercado, a lucratividade e a receita da empresa. Ao treinar funcionários e investir no desenvolvimento de suas carreiras, você pode fazer com que se sintam valorizados por sua organização. Isso levará a períodos mais longos de funcionários e menos rotatividade.  

4. Flexibilidade no mercado 

Programas de treinamento e desenvolvimento podem tornar a empresa mais flexível no mercado. Quando seus funcionários são bem treinados, eles são mais capazes de responder a mudanças no mercado, o que garante o sucesso da empresa a longo prazo. 

Invista em um excelente sistema de gestão de aprendizado 

Agora que você sabe por que o treinamento vale o investimento, é importante observar que ter um programa de treinamento de funcionários sem um objetivo específico é um desperdício de tempo e dinheiro. Treinamento e desenvolvimento são apenas bons investimentos se forem eficazes, envolventes, muito bem planejados e, acima de tudo, se tiverem objetivos claros. 

Pense duas vezes antes de pedir a um funcionário sênior para treinar novos contratados ou contratar um terceiro para realizar para você. Os funcionários seniors podem utilizar melhor seu tempo em suas tarefas principais, enquanto as empresas especializadas em treinamento de terceiros não entendem os produtos, serviços e processos específicos da sua empresa. 

Uma abordagem melhor para treinamento e desenvolvimento seria um programa interno entregue com a ajuda de um sistema de gestão de aprendizagem (LMS – Learning Management System). Uma Plataforma LMS é um software usado para criar, gerenciar e fornecer conteúdo de treinamento. Os LMSs também podem ser usados ​​para comunicação entre funcionários e treinadores e para monitorar o desempenho dos funcionários em programas de treinamento. 

Listamos algumas razões pelas quais muitos empregadores estão recorrendo a plataformas de treinamento online para ajudar com seus programas de treinamento e desenvolvimento: 

  • O treinamento acontece dentro da empresa e os funcionários não são dispensados ​​de suas principais tarefas no trabalho para fornecer treinamento a outros. 
  • Não há dinheiro gasto no pagamento de um instrutor, aluguel de espaços, participação em conferências / sessões, passagem aérea, comida ou hospedagem. 
  • O treinamento pode ser realizado de acordo com a programação do funcionário individual. 
  • As capacidades de geração de relatórios do LMS podem fornecer informações valiosas sobre a tomada de decisões, permitindo que líderes e gerentes acompanhem o progresso dos funcionários e evitem que fiquem para trás. 
  • A plataforma LMS permite que os funcionários utilizem vários métodos de treinamento, como baseados em casos, problemas, cenários e narrativas. 
  • As empresas multinacionais usam LMSs para oferecer treinamento, independentemente da localização e do idioma de um funcionário. 
  • Muitos LMSs são equipados com ferramentas para aumentar o envolvimento e a motivação dos funcionários, por exemplo, gamificação, conquistas, chats, fóruns e integração com as mídias sociais para compartilhar o progresso e provocar uma competição amigável. 
  • Ao selecionar um LMS para sua organização, lembre-se do seguinte: 
  • Um LMS precisa ser personalizável para atender às necessidades exclusivas de sua empresa e funcionários.  
  • Se houver restrições de segurança para armazenar dados proprietários, selecione uma solução LMS que possa ser hospedada nos servidores da empresa. 
  • Se sua organização não tiver os recursos para lidar com a instalação e o gerenciamento do LMS, convém optar por um LMS baseado em nuvem. Essas plataformas estão hospedadas na nuvem e não exigem muito conhecimento técnico para executar ou manter. 

Como Richard Branson é creditado por dizer: “Capacite bem os seus colaboradores para que eles possam partir. Trate-os bem para que prefiram ficar. “. 

Nossas soluções tecnológicas oferecem uma plataforma de treinamentos corporativos. Oferecemos o LMS, ou seja, a gestão, a Autoria de Conteúdo e o Ambiente virtual de aprendizagem, todo numa única plataforma. O Toolzz possibilita que conteúdos de cursos que contenham recursos multimídia como aulas em formatos de vídeo, áudio, PDF, artigos e Slides, deixando o aprendizado mais dinâmico e facilitando a assimilação de conteúdos, assim, engajando os profissionais. É uma boa solução para empresas que querem escalar seus treinamentos e reduzir os custos, sem ter que enviar um profissional para ministrar cursos em outras cidades por exemplo. Como os treinamentos são online, os colaboradores da empresa podem consumir os conteúdos de maneira remota. Os cursos também podem servir de material de apoio para cursos presenciais. Todo o material fica armazenado no Toolzz Cloud e por isso são seguros e protegidos, mantendo a exclusividade do conteúdo para os colaboradores da empresa em questão. Todos os cursos da empresa ficam disponíveis num catálogo único, facilitando diversos processos, como o onboarding de um novo colaborador na empresa, por exemplo. Com os treinamentos corporativos você promove a discussão, colaboração e entrosamento entre os funcionários, dessa forma, diminuindo a rotatividade e tendo melhores resultados na empresa. Conheça nossas soluções!  

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário